São Francisco de Assis:

São Francisco de Assis:

Tudo bem? procure por aqui uma matéria expecífica no Blog.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira 13: Sorte ou Azar ???

Uma Sexta-feira 13, ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é encarada popularmente como um dia de azar.

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia, o número 12 é entendido como um número de coisas completas, como 12 meses do ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou os 12 signos do zodíaco. Já o 13 é visto como um número irregular. Numa perspectiva religiosa, a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerada um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias.

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada como ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no facto de que Jesus Cristo, provavelmente, foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa 13 pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, de mortes trágicas: Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após o comentário deixe o seu nome, obrigado...

Related Posts Plugin for Blogger...