São Francisco de Assis:

São Francisco de Assis:

Tudo bem? procure por aqui uma matéria expecífica no Blog.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Tem medo da sexta-feira 13?

Existe uma corrente que defende a existência de uma fobia, a parascavedecatrifobia, o que é totalmente demonstrado pelo professor Américo Baptista, psicólogo especialista em fobias, pois considera que o sentimento em relação a este dia é apenas uma superstição.

«A ciência existe há pouco tempo, por isso, antigamente, como não havia conhecimento, atribuíam-se a este tipo de coisas a razão de certas situações. É que quando encontramos uma explicação surge a tranquilidade», frisou, acrescentando que «a crença e a superstição dão uma certa coerência à vida».

Será, então, um dia de azar ou apenas mais uma oportunidade para alimentar superstições? A teoria mais forte aponta para uma série de factores ligados a Jesus Cristo, que poderá ter morrido numa sexta-feira ou o facto de Judas ser o 13º convidado para a Última Ceia. Também se diz que o mito da sexta-feira 13 surgiu no longínquo ano de 1307, quando o rei Filipe IV de França declarou como ilegal a Ordem dos Templários, ordenando a prisão dos seus membros, tal como é descrito no Código da Vinci, de Dan Brown. De qualquer forma, não existe consenso, o que adensa o cariz quase sobrenatural da data.

O mais estranho é que, segundo o Instituto da Fobia de Ashville, na Carolina do Norte (EUA), estima-se que 17 a 21 milhões de americanos têm medo de sair de casa numa sexta-feira 13, o que causa prejuízos avultados nas empresas transportadoras. Em todo o caso, segundo um estudo de cinco anos divulgado recentemente pela maior seguradora britânica, a Norwich Union, existem mais registos de acidentes neste dia do que noutro qualquer. Verifica-se até um acréscimo de... 13 por cento.

«A nossa análise dos dias mais perigosos para conduzir deu algum crédito à superstição da sexta-feira 13. É difícil encontrar uma explicação para isto, talvez seja porque as pessoas já têm receio e acabam por reagir de forma diferente», explicou à BBC Nigel Bartram, director da Norwich Union, a propósito dos acidentes neste dia, que já tinham sido motivo de estudo nos anos 90 por parte do prestigiado «British Medical Journal».

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após o comentário deixe o seu nome, obrigado...

Related Posts Plugin for Blogger...